Qual a importância de limpar a Língua?

O uso de um higienizador de língua pode prevenir uma série de doenças, incluindo a mais conhecida delas: a halitose.

Como nós acordamos, normalmente, após uma noite de sono? Com a boca seca e mau hálito. E como a maioria das pessoas tenta se livrar dessa sensação? Escovando os dentes. O que pouca gente sabe é que, depois da escovação, vale a pena gastar alguns segundos limpando a língua, para remover a saburra.

A saburra é a sujeira que fica acumulada na língua, incrustada nas papilas linguais. Se não for removida, ela pode fermentar e produzir gases a base de enxofre. É isso que causa a sensação de boca amarga, seca, “fermentada”.

Como você pode ver no gráfico abaixo, a saburra começa como uma espécie de filme branco, cobrindo a língua, e pode evoluir até uma mancha amarela ou amarronzada.



A diminuição do fluxo de saliva e a descamação da mucosa interna da boca são as principais causas da formação de saburra lingual. E os pedacinhos minúsculos de pele que se acumulam na língua são um prato cheio para as bactérias que estão presentes o tempo todo na nossa boca, causando o mau hálito.

As causas dessa descamação podem estar ligadas a diversos fatores – do uso de aparelhos ortodônticos ao hábito de respirar com a boca aberta. Mas, por mais que seja bom encontrar e combater as causas, o método mais eficiente de combate à saburra é o uso de um higienizador lingual.

E o limpador de aço inoxidável é o mais indicado para essa pratica. Ele não provoca ânsia de vômito, é super higiênico, fácil de limpar com álcool gel, não machuca a língua e limpa de verdade. Outras alternativas, como aquelas rugosidades na da cabeça da escova de dentes e os raspadores de plástico, apenas espalham a saburra na sua boca. Além de não resolver o problema, você pode acabar engolindo essas impurezas, o que significa que elas fermentam no seu estômago, causando mau hálito ou gastrite.

Prof. Luis Figueiredo. Terapeuta Holístico e Quiropraxista.