Talvez você já tenha se perguntado, “por que o Lota funciona?“. Bom, existe um princípio simples no qual é baseada a lavagem nasal, que é o fenômeno da difusão por capilaridade, que vamos explicar logo abaixo, ok?!

 

Porque utilizamos água morna e sal?

A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio) é imprescindível uma vez que dissolvido na água, dissocia-se em cloro e sódio, o cloro age como bactericida e o sódio como antisséptico. Lembrando que o sal tem ainda a função de ajudar a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação.

Para a lavagem nasal utilizamos aproximadamente 400ml de água morna e 1 sachê de sal para o Lota (podendo utilizar também o sal comum de cozinha, aproximadamente um colher de café, cerca de 3g). Para sinusite, indicamos usar duas gotas de extrato de própolis, sendo o uso do própolis opcional.

 

Mas afinal, o que é o Fenômeno da difusão por capilaridade?

 

porque-o-lota-funcionaQuando você derrama uma gota de água numa folha de papel, a água se infiltra pelos capilares se espalhando por um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenômeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal), e o tempo de passagem (alto volume x baixa pressão) da água através do septo nasal, acontece o mesmo fenômeno, a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais e nesse momento acontece o amolecimento das crostas, do muco, catarro, ou pus de infecções causadas pela alergia, que estão aderidas, porque os ossos são porosos. 

Já os fármacos que “secam” a secreção, fazem com que ela não saia de lá, tornando assim um ciclo de “melhora e piora”.

Com a lavagem nasal, é removida todas as impurezas, e o melhor, de uma forma totalmente natural, sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos.